terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Visita da Autora Luísa Ducla Soares


Os alunos da turma F e G da nossa escola, deslocaram-se à sede do agrupamento para recebem a visita da Autora Luísa Ducla Soares, dos livros "História da Papoila" e "O Sultão Solimão e o criado maldonado", entre outros livros infantis conhecidos pelos nossos alunos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Museu da Família

A começar na segunda semana de janeiro e durante um mês estará patente ao público em geral, e às famílias dos alunos em particular, o Museu da Família "A vida quotidiana na minha família no passado". Os objetos que já serviram as famílias dos alunos poderão ser vistos entre as 14h e às 17:30h entre os dias 9 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012, na Escola Básica do 1º ciclo do Montenegro (escola antiga).
Mais do que o prazer que nos darão com a vossa visita será a felicidade que terão os vossos filhos em vos receber e, especialmente, por poderem mostrar todo o trabalho que tiveram e o que aprenderam na preparação desta exposição.

Visitem-nos!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Brincadeiras com o Tangram

No mês de novembro, os alunos da turma G, de uma forma mais lúdica aprenderam a construir um Tangram e a partir das sete peças elaboraram algumas figuras.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Teste de rapidez e atenção

Um novo desafio surgiu na passada quinta feira (dia 3): fazer um desenho a partir de uma descrição ouvida. Aproveitando o tema do Dia das bruxas, foi lido aos alunos o seguinte texto:
"A bruxa viaja sentada numa vassoura. Usa um chapéu bicudo, amarelo, e um vestido comprido, até aos pés, de mangas compridas também. O vestido é azul escuro e está um pouco descosido em baixo.
Na ponta da vassoura viaja uma abóbora laranja, de cara sorridente, e atrás, muito bem sentado, um gatinho castanho com riscas amarelas.
A bruxa tem um nariz comprido com um sinal na ponta mas sorri. Adora voar na brisa da noite."
Depois de lido o texto três vezes, e três vezes apenas, heis os resultados.
4 de novembro de 2011
Depois de terminados os trabalhos o texto foi lido mais uma vez. Compararam-se desenhos, posições da abóbora e do gato. Em alguns a bruxa até viaja de costas! É radical!

Construção de instrumentos musicais

No passado dia 26 de outubro os alunos da turma 2ºE construiram alguns instrumentos musicais. Uns foram construídos em casa com a ajuda da família e outros finalizados na escola, mas a maior parte foi totalmente construída em sala de aula.

Os instrumentos não são muito variados. Mas é fácil identificar as maracas, as pandeiretas e os tambores. Foi um fim de tarde bastante animado!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chegada do outono

Para comemorar a chegada do outono as turmas E e G realizaram coletivamente um painel sobre o tema.
A copa da árvore, constituída por folhas secas, foi engalanada com maças vermelhas feitas em origami. Cada uma delas tem escrita uma palavra, expressão ou onomatopeia do campo lexical de "outono".

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atividades de férias

Depois de termos conversado sobre as atividades desenvolvidas durante o período de férias de verão, os alunos escolheram a atividade preferida. Desenharam num pequeno quadrado o que mais gostaram de fazer e agruparam-se de acordo com o tema. O resultado foi o pictograma que se apresenta de seguida.

Turma E do 2º ano da Escola Básica do 1º ciclo de Montenegro

domingo, 25 de setembro de 2011

"Cientistas ao Palco"

No dia 23 de Setembro de 2011, fomos a Olhão, Ria Shopping, participar nas atividades promovidas pelo projeto "Cientistas ao Palco".
A FAGAR falou-nos da importância da reciclagem. Vimos uma peça de teatro sobre a importância de manter as praias limpas. Realizamos várias experiências: observação de ossos de diversos animais (importância da arqueologia), escamas de vários peixes; recolha de DNA da banana e do morango; a "Ciência Viva" de Tavira mostrou-nos algumas propriedades da água. Finalmente, realizámos um percurso gímnico: é importante mantermo-nos em forma!
Gostamos imenso!!!



 Chegada


 FAGAR e a importância da reciclagem


Peça de Teatro 


 Observação de DNA de banana e morango


 Observação de ossos


 Circuito Gímnico


Circuito gímnico

sábado, 24 de setembro de 2011

Apresentação dos alunos da escola básica de Montenegro
Grupo de 2º ano

Olá a todos!
As professoras da EB1 de Montenegro (reativada) tem o prazer de encetar a publicação de trabalhos/ iniciativas dos seus alunos com a apresentação dos mesmos.
Eis os vossos/ nossos rapazes e raparigas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um ano letivo a começar

Olá a todos!
Esta mensagem é a primeira de muitas, certamente. Aqui serão publicados trabalhos diversos realizados pelos alunos da escola antiga de Montenegro e da Ilha do Ancão. Tudo o que for publicado é, portanto, da nossa inteira responsabilidade.
Desejamos a todos os alunos, pais e encarregados de educação um ano fantástico!

Até breve

Professores
Ana Cristina Lopes
Francisco Bandarra
Jacinta Oliveira
Mónica Luís